O autor desta obra, conhecido romancista espírita, há algum tempo vem enveredando pelos meandros da poesia, abordando temas de exortação ao bem e à paz íntima. Com seus sonetos, abre-nos as portas da coragem, da fé, da esperança e da certeza de que, com o bom pensar, e com amor no coração, mais felizes trilharemos o eterno caminho da vida, neste infindável Universo de Deus.
Este trabalho se originou dos encontros de paz e fraternidade em diversas reuniões públicas, quando benfeitores espirituais redigiram oportunas mensagens trazendo respostas às indagações e problemas de companheiros encarnados. Todos têm, na Terra, certas quotas com tempos: de lições, mais atividades, repouso, meditação e provas. Algumas mensagens: Seguindo em frente, Momento de luz, Cantiga da paz, Escolhas, Sugestões da vida, Meditações no evangelho, Palavras de fé, Deus te sustentará, dentre outras.
"Muitos amigos nos solicitam páginas em que as realidades espirituais sejam expostas em ambiente de alegria. Alegria que traduza recreação e entretenimento. Este livro apresenta aspectos austeros da verdade na moldura risonha da mais sadia espontaneidade, sem qualquer desrespeito à vida."
"Sonetos de Vida e Luz vivificarão consciências, iluminando-as com a chama da Imortalidade, porque, se não bastasse a prova da sobrevivência que os aedos nos trazem, surgem ao longo de toda a obra versos que nos insuflam coragem, que nos soerguem do pântano do pessimismo e nos impulsionam para a Vida Maior."
Poemas de vários autores captados pela voz mediúnica de Eurícledes Formiga. Pelo fato de os autores não serem conhecidos da maioria do público, no final, há uma breve biografia. Simplicidade e conhecimento das verdades do Espírito são a tônica do volume.
Nesta obra que ora lhe entregamos às mãos, dando continuidade à nossa tarefa de cooperar na divulgação da Doutrina Espírita, procuramos não nos prender tanto às questões de estilo e linguagem , dando ênfase maior à Mensagem da qual temos a alegria de ser um humilde estafeta, na posição de poeta e médium desencarnado. Euclides Formiga.